O Hospital Santo Antonio reduziu de 11 para quatro o número de leitos de UTI destinados exclusivamente a pacientes com Covid-19. A decisão foi tomada após a queda na média de internados pela doença.
Neste mês, o número máximo foi de duas pessoas internadas por dia na UTI Covid-19 do hospital. Entre 1 e 2 de agosto, apenas um paciente havia ocupado a ala na instituição de saúde.
Nesta segunda-feira (16), duas pessoas estavam internadas na ala de UTI Covid-19. A taxa de ocupação era de 50%.
Já o setor de enfermaria Covid-19 do Hospital Santo Antonio continua com seis leitos disponíveis. A taxa de ocupação, nos últimos três dias, foi de 33%.
Taxa de ocupação
Segundo a Secretaria de Saúde, até o fim da manhã desta segunda-feira, 18 pessoas estavam internadas em consequência da Covid-19. Eram 12 em leitos de enfermaria e 6 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
No Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça existem 35 leitos de enfermaria - 10 estavam ocupados. Há 15 vagas na UTI e 11 estavam desocupadas.
A instituição também possui dois leitos na pediatria. Todos estavam desocupados. Há também três na maternidade - nenhum estava ocupado.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jataí também recebe pacientes com Covid-19. Havia quatro vagas clínicas disponíveis e duas pessoas internadas. Há ainda cinco leitos de suporte avançado - todos estavam desocupados.
Casos confirmados
A Prefeitura de Votorantim registrou nesta segunda-feira (16) 60 novos casos de Covid-19. O número passou de 12.567 para 12.627.
O número de recuperados chegou a 11.954. Os casos suspeitos são 220. Os pacientes aguardam os resultados dos exames para a confirmação ou não da doença.
Nesta segunda-feira foram confirmados mais três óbitos por Covid-19. As mortes foram de um homem de 60 anos, com comorbidades e falecimento ocorrido em 4 de julho; homem de 85 anos, sem comorbidades e falecimento ocorrido em 21 de julho; e de uma mulher de 57 anos, com comorbidades e falecimento em 26 de julho.
Atualmente, o número de óbitos é de 503. Os dados são referentes desde o início da pandemia.
A Secretaria de Saúde ressalta que todas as pessoas internadas não estão, necessariamente, em Votorantim, uma vez que há pacientes com convênios ou atendimentos fora da cidade. A pasta orienta para que a população evite sair de casa, faça uso de máscara e tome todos os cuidados necessários.
Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, e para que cubram com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras é obrigatório.