A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou nesta sexta-feira (25) uma morte por Covid-19. Foram registrados 79 novos casos da doença.
O único óbito foi de homem com comorbidades. Ele tinha 61 anos e a morte foi registrada em 19 de junho.
Atualmente, Votorantim registra 422 mortes em decorrência da Covid-19. Os dados são referentes desde o início da pandemia.
O governo municipal também registrou 79 novos casos confirmados da doença na cidade. A quantidade passou de 10.432 para 10.511. O número de recuperados chegou a 9.753.
Os casos suspeitos são 61. Os pacientes aguardam os resultados dos exames para a confirmação ou não da doença.
Taxa de ocupação
Segundo a Secretaria de Saúde, até o fim da manhã de sexta-feira, 59 pessoas estavam internadas em consequência da Covid-19. Eram 40 em leitos de enfermaria e 19 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O Hospital Santo Antônio tem 14 leitos de enfermaria disponíveis para pacientes com Covid-19. Todos estavam ocupados. A instituição também possui 11 vagas na UTI, com três disponíveis.
No Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça existem 32 leitos de enfermaria - 25 estavam ocupados. Há 12 vagas na UTI e duas estavam desocupadas.
A instituição também possui dois leitos na pediatria e três na maternidade. Todos estavam desocupados.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jataí também recebe pacientes com Covid-19. Entre as quatro vagas clínicas disponíveis, uma estava ocupada. Há ainda cinco leitos de suporte avançado - um estava ocupado.
A Secretaria de Saúde ressalta que todas as pessoas internadas não estão, necessariamente, em Votorantim, uma vez que há pacientes com convênios ou atendimentos fora da cidade. A pasta orienta para que a população evite sair de casa, faça uso de máscara e tome todos os cuidados necessários.
Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras é obrigatório e a não utilização é passível de multa.