11 JUN 2021
Votorantim cria aplicativo para agendamento da vacina contra Covid-19

A Prefeitura de Votorantim disponibiliza aplicativo para o agendamento da vacina contra a Covid-19. O dispositivo permitirá ao morador da cidade o cadastro on-line, por meio de desktop, smartphone ou tablet, e receber um voucher com o local, dia e horário para a aplicação da dose.

O aplicativo pode ser acessado por meio do endereço eletrônico site.vacina-votorantim.ligafacens.com/login. O sistema foi desenvolvido pelo governo municipal em parceria com o Laboratório de Inovações de Games e Aplicativos (Liga) da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).

Para iniciar o cadastro, a pessoa deve inserir o nome completo, a data de nascimento, etnia e sexo. O indivíduo precisa informar também se possui alguma comorbidade, se é portador de Síndrome de Down, se está acamado ou se possui deficiência permanente.

O cadastro prossegue com informações referentes à profissão, nome completo da mãe, números do RG e CPF, endereço residencial, telefones de contato e endereço eletrônico. O processo é finalizado com fotos de um documento pessoal (RG com CPF), do comprovante de endereço, do usuário e do comprovante de comorbidade.

Caso a vacina já esteja sendo aplicada à população-alvo, a qual a pessoa esteve enquadrada, um voucher será emitido pelo programa. Nele constará o local, o dia e o horário da aplicação da dose.

Se a pessoa ainda não pertencer a uma população-alvo, ela poderá fazer a inserção dos dados no aplicativo de forma antecipada. Quando o cadastro for aberto, bastará entrar no sistema e solicitar o voucher.

Esse voucher precisará ser impresso e apresentado no momento da aplicação da primeira dose. Esse documento ficará com a Secretaria de Saúde.

Mesmo com o aplicativo, o cadastro continuará sendo feito em uma das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Votorantim. O objetivo do governo municipal em manter esse serviço presencial é auxiliar o munícipe sem acesso à internet.