Votorantim terá uma unidade do Poupatempo. A autorização para a implantação foi assinada nesta segunda-feira (24) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado de São Paulo.
A unidade do Poupatempo será instalada na região central de Votorantim. O local ainda não foi definido pelo governo municipal.
O objetivo é inaugurar a unidade ainda neste ano em Votorantim. Mais moderno e inteligente, o Poupatempo conta agora com um modelo inovador, voltado à oferta de serviços eletrônicos, unificando atendimentos do estado e municípios.
A assinatura do contrato teve as presenças de representantes da Prefeitura de Votorantim e do governo do estado de São Paulo. Deputados da região também compareceram ao evento.
De acordo com as regras de implantação do Poupatempo, a Prefeitura deverá fornecer o imóvel e promover as adequações físicas necessárias no local. O prédio precisa ter boa localização e visibilidade, ser de fácil acesso ao público, em região central, e com opções de transporte público.
Nesta segunda-feira, além de Votorantim, o governo estadual anunciou novas unidades em mais 19 cidades. Esse plano de expansão prevê a incorporação dos serviços do Detran ao atendimento do Poupatempo. Com a integração, as Ciretrans serão transformadas em Poupatempo, permitindo que o cidadão seja atendido no mesmo local.
A implantação será viabilizada em parceria com a Prefeitura de Votorantim. A unidade terá estrutura mais moderna e tecnológica, proporcionando segurança e comodidade.
O novo formato é por meio do sistema Balcão Único, com atendentes multitarefa, que inclui serviços municipais. O modelo já foi testado e aprovado pela população nas unidades inauguradas nesta gestão em Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidas para o projeto piloto.
Programa Poupatempo
Administrado pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado –, o programa Poupatempo possui 23 anos de existência; Ele já beneficiou mais de 607 milhões de cidadãos.
Com o início da pandemia, em março do ano passado, o programa acelerou o processo de digitalização dos serviços digitais para melhor atender a população. Atualmente, são 137 opções no portal – www.poupatempo.sp.gov.br -, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.