A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (3) a vacinação em pessoas entre 77 e 79 anos contra o novo coronavírus. As doses foram aplicadas no sistema drive-thru na praça Lecy de Campos.
A aposentada Davina Pereira, 79 anos, foi uma das moradoras de Votorantim a receber a dose. Acompanhada do filho, o motorista Josoel Pereira, 61, ela saiu do bairro Itapeva logo cedo para ser vacinada contra o novo coronavírus.
Davina chegou caminhando até a tenda montada na praça Lecy de Campos. "Poxa, ela receber essa vacina dá um alívio", comenta Josoel.
O nome de Davina foi cadastrado em uma unidade de saúde do bairro Itapeva. Foi o próprio Josoel quem levou os documentos da mãe para posteriormente a aposentada ser incluída na lista elaborada pela Secretaria de Saúde.
Nesta quarta-feira, a vacinação na praça Lecy de Campos também foi direcionada a pessoas entre 80 e 84 anos, pré-cadastradas em uma UBS e com os nomes contidos na lista feita pela Secretaria de Saúde. A aposentada Maria de Jesus dos Santos, 82, compareceu logo cedo e recebeu a primeira dose.
Maria foi sozinha à praça. Saiu da Vila Nova e chegou ao local de vacinação em um ônibus do transporte urbano. "Estou muito feliz. Tenho ficado mais em casa, só saio pra comprar comida, remédio e umas coisas pra casa. Agora é esperar a segunda dose pra ficar muito mais tranquila", comenta.
As pessoas acima de 90 anos de idade também receberam a segunda dose na praça Lecy de Campos. Uma delas foi Fausto Cabrera, de 101 anos, morador da Vila Irineu.
Segundo a Secretaria de Saúde, as pessoas acima de 90 anos só poderão receber a segunda dose com intervalo mínimo de 21 dias em relação à primeira. A data consta no cartão de vacinação.
Já a vacinação da segunda dose em profissionais de saúde foi realizada na avenida Antônio Castanharo, perto do número 555, no bairro Parque Jataí, no sistema drive-thru. O trecho de uma faixa da via foi sinalizado e usado para a aplicação da vacina.
A técnica em radiologia Ingrid Soto, 30, se surpreendeu com a rapidez do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde. "Pensei que teria uma fila, mas logo que eu cheguei já recebi a vacina", conta.
Ingrid mora na Vila Garcia, convive com pessoas mais velhas e disse estar feliz por estar mais protegida contra o novo coronavírus. "Só vou ficar totalmente aliviada quando todo mundo estiver vacinado", diz.