16 OUT 2020
Votorantim registra mais duas mortes por covid-19

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), confirmou nesta sexta-feira (16) mais 19 casos de Covid-19, entre eles mais dois óbitos. Os pacientes são do sexo masculino de 25 e 84 anos de idade, ambos com comorbidades e faleceram nesta quinta-feira (15).

Até o momento o município soma 2.772 notificações positivas e 82 óbitos desde o início da pandemia. Dos casos positivos, 2.639 estão recuperados, 41 em isolamento domiciliar e 10 estão internados, sendo um em UTI. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, 69 casos são considerados suspeitos e aguardam os exames, dos quais 59 em isolamento domiciliar e 10 estão internados, sendo um UTI. Desde o começo da pandemia, a secretaria recebeu 9.506 notificações e 6.665 foram descartadas.

Taxa de ocupação

De acordo com a Sesa, a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 desta sexta-feira, no hospital municipal "Dr. Lauro Roberto Fogaça", está em 36% para atendimento de clínica médica e 20% para UTI. Já no hospital Santo Antônio, da rede particular, está em 33% para clínica médica e 50% na UTI. A Secretaria da Saúde ressalta que todos os pacientes internados não estão, necessariamente, em Votorantim, uma vez que há pacientes com convênios ou atendimentos fora da cidade.

A Sesa orienta para que a população evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório e não utilizá-las é passível de multas.