27 JUL 2020
Votorantim confirma mais 106 casos do novo coronavírus e duas mortes

Recuperados chegam a 908; cidade já registrou 48 óbitos desde o início da pandemia

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), registrou nesta segunda-feira (27) mais 106 novos casos de Covid-19, totalizando 1.252 notificações positivas, além de duas mortes ocorridas nos dias 20 e 22 de julho, após retroalimentação de dados. Dos casos confirmados, 908 estão recuperados, 267 estão em isolamento domiciliar e 29 estão internados, sendo seis em UTI. O município também registra 48 mortes desde o início da pandemia.

Os dois pacientes que vieram a óbito tinham 81 e 77 anos, do sexo masculino e feminino, respectivamente. Ambos não possuíam comorbidades. A Secretaria da Saúde ressalta que todos os pacientes internados não estão, necessariamente, em Votorantim, uma vez que há pacientes com convênios ou atendimentos fora da cidade.

De acordo com o boletim do Departamento de Vigilância em Saúde desta segunda-feira, 198 casos são considerados suspeitos e aguardam os exames, dos quais 180 estão em isolamento domiciliar e 18 estão internados. Não há óbitos suspeitos em investigação. Ao todo, a secretaria recebeu 3.912 notificações e 2.462 foram descartadas.

Taxa de ocupação
De acordo com a Secretaria de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 desta segunda-feira no hospital municipal "Dr. Lauro Roberto Fogaça" está em 12% para atendimento de clínica médica e 40% para UTI. Já no hospital Santo Antônio, da rede particular, está em 100% para clínica médica e 100% na UTI.

A Sesa orienta para que a população evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório e não utilizá-las é passível de multas.