29 JUN 2020
Votorantim confirma mais 48 casos de Covid-19, agora já são 496

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), confirmou nesta segunda-feira (29) mais 48 casos de novo coronavírus, desde o último boletim, emitido na última sexta-feira (26). Entre pacientes confirmados e suspeitos, são 36 internados, sendo dois em UTI.

Agora a cidade soma 496 notificações positivas. Desses, 328 estão recuperados e 29 estão internados, sendo 2 em UTI e 19 foram a óbito, além de 120 confirmados em isolamento domiciliar.

De acordo com o balanço diário do Departamento de Vigilância em Saúde de Votorantim, das 1.825 notificações, 1.192 foram descartadas e 137 aguardam resultado, os quais são considerados suspeitos. Desses, 130 seguem em isolamento domiciliar e sete estão internados.

Com o aumento no número de casos, a Sesa segue com orientação à população para que evite sair de casa e, se sair, faça uso máscara e tome todos os cuidados necessários. A pasta também destaca que tem aumentado a testagem junto aos servidores que trabalham na área da saúde, bem como nos pacientes com sintomas. Outra recomendação é para que os munícipes evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e para que cubram o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. Além disso, o uso de máscaras caseiras é obrigatório.

Em uma outra frente de trabalho a Prefeitura, em conjunto com a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM), também vem realizando barreiras sanitárias em pontos da cidade para prevenir a propagação do vírus. A ação visa conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados necessários durante a pandemia de novo coronavírus, especialmente as que eventualmente possam migrar de outros municípios para o comércio local.

A cidade conta, desde o início da pandemia, com um Plano de Contingência Municipal para tratar sobre Covid-19, bem como vem realizando treinamentos com profissionais da rede municipal de saúde sobre enfrentamento ao novo coronavírus.