30 MAI 2020
Zona Azul retoma serviços nesta segunda-feira em Votorantim

Estacionamento rotativo estava suspenso desde o dia 23 de março por conta das medidas de quarentena

O sistema de estacionamento rotativo pago, mais conhecido como Zona Azul, retoma os serviços em Votorantim nesta segunda-feira (01). Os trabalhos foram suspensos desde o dia 23 de março, por conta das medidas de isolamento social para diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus.

Na manhã deste sábado (30), o poder Executivo de Votorantim assinou o decreto 5.951, que dispõe sobre a retomada parcial do atendimento presencial ao público nos serviços e atividades não essenciais, de acordo com as determinações do Plano São Paulo, instituído nesta semana pelo governo do Estado, adotando os protocolos de segurança em saúde pública.

Como a Zona Azul visa promover melhorias para a rotatividade dos veículos e consequentemente uma maior fluidez no trânsito, o estacionamento rotativo será retomado nesta segunda-feira, já que o comércio será aberto de forma parcial. Além disso, conforme lembra a Prefeitura, todos os recursos arrecadados pela Zona Azul são revertidos exclusivamente para a área de saúde do município, ação que já vinha sendo realizada anteriormente.

A cobrança por um período de uma hora é de R$ 2,00 para veículos de passeio e comerciais leves até 4.000 kg ou até 2 eixos. Já para motocicletas, ciclomotores ou motonetas de qualquer cilindrada, o valor é de R$ 1,00 a hora. O sistema funcionará no mesmo horário de antes, sendo de segunda a sexta, das 8h às 18h e sábados, das 8h às 13h. Aos domingos, será livre.

De acordo com o decreto assinado neste sábado, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais situados na zona central do município deverão obedecer as seguintes regras: os prédios de numeração par poderão abrir das 9h às 13h na semana compreendida entre os dias 1 e 7 de junho, e das 14h às 18h na semana seguinte (de 8 a 14 de junho). Os prédios de numeração ímpar, poderão abrir das 14h às 18h, na semana compreendida entre os dias 1 e 7 de junho e das 9h às 13h, na semana seguinte (de 8 a 14 de junho). Já os estabelecimentos comerciais situados fora da zona central da cidade poderão funcionar, diariamente, das 14h às 18h.

Como adquirir

O condutor tem a opção de realizar o cadastro e comprar o cartão digital por meio de aplicativo de smartphone, ou, então, adquirir o ticket por meio de monitores que transitam tempo todo pelas vias da Zona Azul e pelas revendas autorizadas nas áreas de estacionamento rotativo, que estão devidamente identificadas.

O aplicativo utilizado é o “Zar Digital - Zona Azul Rápida”, que está disponível nas plataformas App Store e Google Play. Após baixar o app, o usuário deverá inserir seus dados e realizar a aquisição do ticket por meio de cartão de crédito. Depois do cadastro, será possível colocar a geolocalização para identificar e registrar a zona da vaga, bem como informar a placa e o período.