A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde, realiza nesta semana a identificação das larvas coletadas pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, no período de 8 a 18 de abril, para obter o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que deve ser realizada no mês de abril, conforme o Ministério da Saúde.
No último resultado do ADL realizado no mês de janeiro a cidade obteve o índice de 5,39, considerado como risco de epidemia. Conforme o último balanço realizado pela Sesa nesta quarta-feira (24), até o momento foram 708 notificações, sendo 76 casos confirmados e dois aguardam resultados dos Instituto Adolfo Lutz. Dos casos confirmados, 4 são importados (adquiridos em outros municípios).
Durante o período de coleta de larvas os agentes percorreram mais de 600 imóveis de 118 quarteirões da cidade, conforme determina a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde.
Para o Centro de Controle de Zoonoses é muito importante o apoio dos moradores, pois algumas residências estão infestadas de larvas do mosquito e os criadouros precisam ser eliminados. Nesta semana os agentes fazem a identificação das larvas e a partir disso se obtém o índice do ADL.
Ações não param
Nesta quarta-feira (24) as ações prosseguem na região da Vila Dominguinho com visita nas casas, orientação e eliminação de possíveis criadouros. Já uma outra equipe realiza a nebulização. Nesta semana o trabalho deverá ser reforçado também na região do Jardim Tatiana.
A Sesa orienta que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.