13 JUL 2018
Vacina contra febre amarela volta a ser aplicada em dose única

Medida atende recomendação estadual; campanha de imunização continua em todas as Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) passou a disponibilizar nesta semana dose única de vacina contra febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde do município. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a medida atende às recomendações da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica).

Até então, a vacinação estava sendo realizada com dose fracionada e a aplicação da dose plena era feita em casos específicos, como para crianças de 9 meses a menores de 2 anos e pessoas com viagens comprovadas a locais onde a vacina única é exigida.

Em Votorantim, as doses fracionadas passaram a ser administradas desde o dia 6 de fevereiro, sob orientação do governo estadual e do Ministério da Saúde. O fracionamento corresponde à aplicação de um quinto da dose integral da vacina, com validade para oito anos, enquanto a dose padrão protege uma pessoa por toda a vida.

O Departamento de Vigilância em Saúde orienta para quem não recebeu a vacina, para que procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.