25 MAI 2018
Prefeitura cria Central Integrada de Regulação de Vagas

Secretaria da Saúde implanta serviço visando otimizar o fluxo nas vagas municipais e estaduais

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), está implantando a Central Integrada de Regulação de Vagas. A medida amplia a gestão do serviço que até então funcionava junto ao Ambulatório de Especialidades, localizado no centro da cidade e que passará a atender, a partir da próxima segunda-feira (28), na sede da própria Secretaria da Saúde.

A mudança tem como objetivo a integração da central de vagas de regulação estadual com a regulação municipal, visando prestar um melhor atendimento à população, inclusive para quem busca informações sobre as vagas. Todos os fluxos de trabalho estão sendo revisados e planejados para a otimização na atuação da Central Integrada de Vagas.

As vagas do Estado são operacionalizadas pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), da Secretaria de Estado da Saúde, que regula as vagas de atendimento nas áreas hospitalar e ambulatorial. As vagas do município são reguladas pela Central para atendimentos que vão de exames a consultas de especialidades.

Segundo o departamento, atualmente são realizados em média 1.200 agendamentos por mês nas vagas estaduais e, quanto aos atendimentos municipais, o Ambulatório Médico de Especialidades realiza 3.200 atendimentos mensais. São cerca de 800 pacientes por semana, entre primeira consulta e retorno.

Outra mudança é o aumento no quadro se servidores junto à Central, que passa de três para seis funcionários, sendo um específico para realizar a integração estadual/municipal. A integração dos procedimentos de acesso aos dois sistemas vai possibilitar mais resolutividade, principalmente com o acesso à informação.

Para solicitações e informações sobre fila de espera, o cidadão deve se dirigir pessoalmente à Central Integrada. A Secretaria da Saúde fica na rua Pedro Fontes, nº 550, no Rio Acima, com atendimento das 8h às 16h.