Oficina tratou de ferramenta de apoio para
gestão escolar e de como obter verbas do MEC
A Secretaria de Educação de Votorantim realizou nesta quarta-feira (16), no Polo UAB, uma capacitação técnica para cerca de 50 diretores de escolas da rede municipal de ensino sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo, que é uma ferramenta do Ministério da Educação (MEC) de apoio à gestão escolar.
A formação teve como objetivo orientar os gestores das unidades na utilização do programa, solucionando dúvidas e esclarecendo a importância da ferramenta no apoio da gestão da escola.
Na oportunidade, também foi tratado sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministério de Educação (MEC), que tem objetivo de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das unidades, reforçando a autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.
No entanto, a verba só é destinada às escolas municipais que tenham feito um preenchimento de dados de valores recebidos, despesas e eventuais saldos a serem utilizados no ano seguinte. Vale ressaltar que Votorantim ficou sem receber esse recurso por quatro anos, voltando a obtê-lo em 2017, conseguindo cerca de R$ 300 mil anuais divididos entre todas as escolas de acordo com o número de alunos.
A capacitação foi realizada por uma empresa de treinamento especializada no assunto. Primeiramente, a oficina foi realizada na Secretaria de Educação e, agora, atendeu aos diretores das unidades.