06 FEV 2018
Doses fracionadas da vacina contra a febre amarela são aplicadas em Votorantim

Vacinação continua na cidade em escolas, 4 locais fixos com distribuição de senhas

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), passou a aplicar, a partir desta terça-feira (06), doses fracionadas da vacina contra a febre amarela, conforme autorização do governo do Estado. A ampliação da ação de imunização, que começou em 12 de janeiro na cidade, segue junto aos postos de vacinação que funcionam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Parque Bela Vista, Jardim Clarice, Promorar e Jardim Cristal.

Além desses quatro postos fixos, a vacinação acontece para alunos, professores e funcionários de escolas localizadas na região do Parque do Matão, onde foram constatadas as mortes de macacos por febre amarela silvestre. A cidade não registra caso, nem suspeita, de febre amarela em humanos.

A moradora do bairro Promorar, Celita Maria Duarte, de 32 anos, foi imunizada na manhã desta terça-feira. Ela conta que toda a família recebeu a senha em casa. “Isso facilita em muito, pois a gente vem para a unidade de saúde e nem enfrenta fila, muito bom”, conta. Quem também recebeu a senha e foi tomar a vacina logo pela manhã, foi o operador de logística, Donizete Souza, 39 anos, que também aprovou o sistema do agendamento.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Kátia Regina de Oliveira, conta que nas unidades do Promorar e do Jardim Clarice, as senhas estão sendo entregues aos moradores por agentes comunitários de saúde. “Nessas unidades não adianta comparecer sem a senha, pois só serão  vacinados aqueles que receberem as senhas nominais, na casa, ressalta.

Dose fracionada

Conforme a Secretaria da Saúde o fracionamento corresponde à aplicação de um quinto da dose integral da vacina. Dessa forma, um frasco com cinco doses da vacina padrão pode imunizar até 25 pessoas. E as seringas são especiais para a dosagem, elas são menores e conseguem aplicar doses de 0,1 ml.

De acordo com o Ministério da Saúde, a  dose padrão da vacina contra a febre amarela protege uma pessoa por toda a vida, enquanto a fracionada dura por pelo menos oito anos, sendo a imunização recomendada para localidades com evidência de circulação do vírus.

Confira a programação da vacinação para esta semana:

1. UBs do Parque Bela Vista  - 250 doses por dia, com distribuição de senhas a partir das 7 horas

2. UBS do Jardim Clarice - 250 doses por dia, com distribuição de senhas a partir das 7 horas

3. UBS do Jardim Cristal – 250 doses por dia agendadas pelos agentes comunitários de saúde

4. UBS do Promorar - 250 doses por dia agendadas pelos agentes comunitários de saúde

5.  Equipes casa a casa no entorno do Parque do Matão – 250 doses

6. Vacinação nas escolas, para alunos, funcionários e professores das seguintes unidades: quarta-feira (07), na Escola Estadual “Prof. Daniel Verano” e na quinta-feira (08), na EMEIEF “Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio, no Parque Morumbi. O calendário das demais escolas está sendo finalizado e será divulgado posteriormente.