O primeiro dia de aulas do ano costuma ser marcado por reencontros, uma certa ansiedade e até um frio na barriga, quem já passou por isso não esquece. Em Votorantim, a rede municipal de ensino se preparou para recepcionar cerca de 10 mil alunos nesta segunda-feira, dia 09, dando início a mais um ano letivo contendo todos os componentes curriculares de cada etapa escolar e também a acolhida para crianças com idade entre 4 e 10 anos que frequentarão as séries da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) as atividades começaram antes, no dia 04 de fevereiro. Somando as creches e as escolas municipais, a Prefeitura de Votorantim atenderá cerca de 12 mil alunos em 49 unidades em 2015.
Para muitas crianças que ingressaram em novas escolas o dia foi ainda mais cheio de novidades. Aos quatro anos, Gabriela Fernanda de Lima estava animada com o início das aulas na Escola Municipal “Antônio Marciano”. Ela disse que gostou da professora e adorou brincar no parquinho, mas queria saber se na escola servem seu prato preferido, que é macarrão. Mesmo sendo o primeiro dia, a hora do lanche foi bastante organizada, teve música e agradecimento pela alimentação.
Para os pequenos, como Gabriela, como existe um perído de adaptação na primeira semana, eles chegam no horário normal e saem mais cedo. Com muita energia para gastar, as crianças desenharam e depois foram para o playground antes de lanchar. “Os primeiros dias são para conhecer a escola, se familiarizar com a rotina e também algumas atividades pedagógicas, mas com calma porque é tudo muito novo para eles”, explicou a professora Regina Cerdeiro de Lima, da primeira etapa da Educação Infantil na escola do Parque Bela Vista.
Já para as crianças maiores, que estão iniciando o quinto ano do Ensino Fundamental, o ano letivo será ainda mais marcante porque vão mudar de escola em 2016. “Tratamos disso com cuidado para que não aumente a ansiedade deles”, comentou a professora Júnia Campos, que está desde o ano passado com a a turma. Para os primeiros dias de aula ela preparou uma revisão e alguns conteúdos novos até todos se reacostumarem com a rotina. Nesta segunda-feira teve aula de matemática e língua portuguesa.
A maior parte da classe está frequentando a mesma turma desde a primeira etapa e o quinto ano é cheio de expectativa para as crianças por representar o encerramento de um ciclo. Conforme a professoa, a tecnologia, através das redes sociais e aplicativos de celular, tem sido uma novidade interessante para manter os contatos e as amizades, mas mesmo assim o primeiro dia foi cheio de reencontros. Giovana Cabral Santos, de 10 anos, disse que sentiu falta da escola e dos amigos, mas principalmente da professora Júnia nas férias. Brenda Giovana Pires Rosa, de 10 anos, que gosta das aulas de matemática, também confirmou estar com saudades e ansiosa pelas aulas do quinto ano.