Os condutores de transporte escolar de Votorantim, que tiveram seus veículos aprovados na vistoria, retiraram nesta quinta-feira (29), na Secretaria de Mobilidade Urbana (Semu), o selo de autorização para que consigam transitar na cidade. O objetivo é facilitar a fiscalização, já que o visto é colado no para-brisa dianteiro e, assim, é possível averiguar se aquele transporte está dentro das normas de segurança. Além disso, é necessário ter a autorização do Ciretran e alvará da Prefeitura.
De acordo com o departamento de trânsito da Semu, foi escolhido o dia 29 para retirarem porque, desse modo, haveria uma melhor organização e preparação de todos. Vale ressaltar que o selo é verde e também autodestrutivo, ou seja, não é possível passar de um veículo para outro quando já colado. Ademais, o transportador que não utilizá-lo estará impedido de trabalhar, pois sua falta ou ausência configura em infração de transporte.
Para Eliel Moreira de Souza, proprietário e condutor de uma van escolar, embora leve algum tempo para conseguir toda a documentação necessária para transitar na cidade – cerca de 20 dias, de acordo com ele –, no fim, acaba valendo a pena. “É ótimo porque, com isso, estamos dando mais segurança às crianças e menos preocupação aos pais”, frisa. Eliel também ressalta que muitos pais, ao contratarem o serviço da van, já verificam se ela possui o selo autorizador. Tem o mesmo pensamento Fabiana Andrade, que também trabalha com transporte escolar. “Primeira coisa que os pais procuram na van, ao contratá-la, é o selo.”
Caso haja alguma dúvida, basta entrar em contato com o Departamento de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana pelo telefone 3243-1865 ou também pelo e-mail semu@votorantim.sp.gov.br. A Semu fica na Rua Eduardo Prado, 198, no Centro e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A utilização deste selo é obrigatória de acordo com termos da Resolução 002/2014-SEMU, publicada no Jornal do Município em 14 de fevereiro de 2014.