31 MAR 2010
Segunda-feira (05) inicia a terceira etapa da vacina contra a gripe H1N1

As Unidades Básicas de Saúde de Votorantim iniciam na segunda-feira (05), a terceira etapa da vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) em pacientes com idade entre 20 e 29 anos. A imunização é uma determinação do Ministério da Saúde e vem sendo realizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde.

Até esta quarta-feira (31), receberam as doses os pacientes com idade entre seis meses e 01 ano e 11 meses e pacientes com doenças crônicas. Já as gestantes tem até dia 21 de maio para se vacinar, quando deverão ser imunizadas cerca de 1.800 mulheres.

A Secretaria de Saúde orienta as pessoas a procurarem uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou Programa Saúde da Família (PSF), para receber a dose e que a reação da vacina não oferece nenhuma complicação. É importante que o paciente tenha a idade de acordo com a determinação do Ministério da Saúde para receber a vacina. Os sintomas da gripe devem iniciar a partir da entrada do outono e inverno.

Esta terceira etapa da campanha vai de 5 a 23 de abril. Para esta faixa etária, com maior número de pessoas, os municípios atendendo a uma determinação do ministério vão realizar no dia 10 de abril (sábado) uma campanha nacional em conjunto com os municípios para atender especificamente esta população.

De 24 de abril a 07 de maio, serão imunizados os idosos com doenças crônicas. Na quinta e última etapa, que vai de 10 a 21 de maio devem comparecer às unidades de saúde as pessoas com idade entre 30 e 39 anos. As doses serão aplicadas de acordo com as faixas etárias mais atingidas no ano passado, por determinação do ministério. Em 2009, Votorantim apresentou quatro óbitos e 80 diagnósticos da doença.

A Secretaria de Saúde orienta a população da importância de que seja seguida as etapas da vacinação de acordo com a idade determinada. A meta do município é imunizar o maior número de pessoas conforme as etapas. As vacinas estão sendo aplicadas de segunda a sexta, exceto feriados, das 7 às 17 horas. O paciente deve levar a carteira de vacinação e RG.