09 FEV 2010
Serviços de nebulização é intensificado nos bairros

Dentro das aes preventivas no combate a dengue desenvolvidas de forma permanente pela Secretaria de Sade, por meio do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Votorantim, agentes percorrem as casas para identificar os focos do mosquito, eliminando os criadouros e promovendo a nebulizao nas reas crticas.

Na primeira semana de fevereiro cerca de 1300 casas foram visitadas, quando agentes devidamente identificados coletaram amostras para saber a densidade larvria, o que resultou em alto ndice. Os bairros que mais apresentaram larvas foram: Vila Garcia, Monte Alegre, Jardim Bandeirantes, Jardim Tatiana, Parque Bela Vista, Vila Amorim, Jardim Clarice, Mrio Augusto Ribeiro, Parque Jata e regio da Vila Irineu.

Diante do resultado a Secretaria de Sade tem intensificado as aes e pede a colaborao da populao no combate a dengue. A nica medida definitiva o controle do ambiente com a limpeza constante ou eliminao de possveis criadores (recipientes com gua parada e limpa) onde a fmea deposita os ovos. A colaborao de todos fundamental para diminuir o risco, portanto necessrio manter as casas livres de criadouros do mosquito.

Nesta semana os agentes da Zoonoses esto realizando bloqueio no Jardim Paulista, Parque Bela Vista e regio central. Os trabalhos constam de visita s casas, orientao e entrega de panfletos aos moradores e ainda eliminao das larvas. Outra ao que est sendo realizada a nebulizao, quando os agentes utilizam equipamentos com bombas costais para fazer a pulverizao em todos os ambientes que possam tornar-se criadouro do inseto transmissor da doena.

O muncipe que tiver alguma dvida deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 3243-3807. O atendimento acontece de segunda sexta-feira, das 08 s 17 horas.