29 JAN 2010
Vacinação contra Febre Amarela acontece no sábado na zona rural

A Secretaria de Sade da Prefeitura de Votorantim inicia neste sbado (30), das 8 s 17 horas, a Campanha de Vacinao contra a Febre Amarela para os moradores da zona rural (Capoavinha, Karaf e Bairro dos Morros). A campanha ser realizada para atender aos muncipes que residem prximo s matas, local onde pode alojar o mosquito transmissor da doena. A meta da campanha vacinar cerca de 4 mil pessoas que estaro recebendo a visita de 40 funcionrios da Vigilncia Epidemiolgica.

A Prefeitura por meio da Secretaria de Sade (Sesa) orienta as pessoas que procurem se imunizar somente quando for viajar para as reas consideradas de risco. A vacina deve ser tomada pelo menos dez dias antes de se deslocar as reas consideradas de risco. Em Votorantim a vacinao contra a febre amarela feita somente nas sextas-feiras das 8 s 11 horas, na Unidade Bsica de Sade do Parque Bela Vista, que fica na avenida So Joo, n 867 - telefone 3243-2605.

Saiba mais

A Febre Amarela uma doena infecciosa causada por um tipo de vrus chamado flavivrus, cujo reservatrio natural so os primatas no-humanos, que habitam as florestas tropicais. Existem dois tipos de Febre Amarela: a silvestre, transmitida pela picada do mosquito Haemagogus e a urbana transmitida pela picada do Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue e que foi reintroduzido no Brasil na dcada de 1970. Os principais sintomas da doena so febre alta, mal-estar, dor de cabea, dor muscular muito forte, cansao, calafrios, vmito e diarria aparecem, em geral, de trs a seis dias aps a picada.