06 NOV 2009
Pré-conferência Municipal da Cidade define temas para evento da próxima sexta-feira (13)

Secretrios municipais, representantes de associaes de moradores, Organizaes No Governamentais, agentes tcnicos das secretarias, do Servio Autnomo de gua e Esgoto (Saae) e Companhia de Habitacional, participaram nesta manh de sexta-feira (06), da Pr-Conferncia Municipal da Cidade.

O encontro que foi aberto populao teve como principal meta a discusso prvia para formatar a conferncia que acontece na prxima sexta-feira (13). O evento ser das 8 s 12 horas, no Salo Social do Sesi, na avenida Cludio Pinto do Nascimento, 140, no Jardim Paraso.

A etapa municipal ser um importante espao de dilogo entre o governo e a sociedade civil para discutir a implementao da poltica urbana para todo o pas. Para tanto nesse ano foram propostos dois temas Cidades para Todos e Todas com Gesto Democrtica, Participativa e Controle Social e Avanos, Dificuldades e Desafios na Implementao da Poltica de Desenvolvimento Urbano.

Durante o evento desta manh, foi realizada uma exposio a respeito dos quatro eixos que sero debatidos durante a Conferncia da prxima sexta-feira (13). O primeiro eixo trata da Criao e Implementao de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos nveis federal, estadual, municipal e no distrito federal.

O segundo tema trata da aplicao do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivao da funo social da propriedade do solo urbano; o terceiro, a integrao da poltica urbana no territrio: Poltica fundiria, habitao, saneamento e mobilidade e acessibilidade urbana e o quarto eixo relao entre os programas governamentais como PAC e Minha casa, Minha Vida e a poltica de desenvolvimento urbano.

Durante o encontro ficou definido ainda um plano integrado entre as secretarias para avaliar questes como saneamento e habitao.

Um dos objetivos desta etapa ser tambm o de eleger os delegados para a Conferncia Nacional. Para tanto a comisso organizadora tem realizado encontros com entidades, bem como associaes de moradores, Organizaes No Governamentais, afim de elaborar o evento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024