O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Votorantim realizou mais uma formação relacionada à prevenção do aparecimento de escorpiões. O encontro aconteceu nesta terça-feira (4) no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mercedes Nardi Arcuri, na Vila Domingues. A apresentação foi destinada a professores, auxiliares de educação e à equipe de limpeza da instituição de ensino.
O objetivo é conscientizar os profissionais a respeito do perigo da presença de escorpiões em ambientes escolares e domiciliares. A formação também apresenta aos participantes algumas medidas de prevenção, os sintomas e quem procurar após uma picada.
O principal grupo de risco é formado por crianças de até 10 anos de idade. A pessoa ferida deve ser encaminhada o mais rápido possível no ponto estratégico de soro antiveneno situado no Pronto Socorro do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
Para prevenir a entrada do animal, o agente recomenda vedar frestas de portas, colocar telas em janelas, bloquear ralos e instalar corretamente os sifões, pois o escorpião pode entrar pelo canal de esgoto. Além disso, o profissional da zoonoses apresentou espécies de escorpião para o público saber como reconhecer e diferenciar o animal.
A formação já foi apresentada em 20 unidades escolares municipais. A atividade faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Educação.
Clique aqui para ter acesso à imagem. Crédito da foto: Prefeitura de Votorantim