02 MAI 2024
Caminhada promove conscientização sobre o autismo em Votorantim
A 3ª edição da Caminhada de Conscientização sobre o Autismo reuniu dezenas de pessoas na manhã desta terça-feira (30) em Votorantim. O objetivo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, foi chamar a atenção da sociedade e dar mais visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A caminhada aconteceu entre a sede do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee) e a praça da Emancipação, situada em frente ao Paço Municipal. Durante o trajeto, o grupo foi acompanhado pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O evento teve a participação de educadores, crianças assistidas no Naee e representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Votorantim. O grupo carregou cartazes sobre o TEA e finalizou a caminhada com representantes da Prefeitura.

A dona de casa Aline Saboya, 39 anos, participou da caminhada ao lado do filho Ryan, de 10 anos. A moradora do Jardim Araújo disse que a criança é atendida pelos profissionais do Naee desde 2021 e tem apresentado evolução motora, na comunicação e na socialização.

O mecânico Danilo Ferreira de Lima, 31 anos, também acompanhou o filho Miguel, 6, na caminhada. “É um evento importante porque dá visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista”, conta.

A caminhada fez parte do Abril Azul, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo. Na segunda-feira (29), profissionais de educação também participaram de uma palestra e de um encontro sobre a inclusão da criança com autismo na escola.

Ações voltadas à inclusão

A Prefeitura de Votorantim desenvolve diversas ações voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Um deles é o Naee, voltado para a prestação de serviços contínuos de avaliação e assistência psicoeducacional, apoio técnico e atendimento por equipe multidisciplinar. O trabalho é desenvolvido no contraturno escolar para alunos com deficiência, transtornos e com dificuldades acentuadas de aprendizagem.

Votorantim também conta com o Centro de Atendimento Especializado à Criança Autista (Caeca). A assistência multidisciplinar gratuita é oferecida a crianças com até 12 anos e 11 meses de idade diagnosticadas com autismo e com hipótese diagnóstico em autismo sob avaliação médica.

Na área da Cultura, a Biblioteca Municipal de Votorantim João Kruguer possui um setor inclusivo com atenção especial aos usuários e familiares de pessoas neurodiversas. O espaço possui um acervo de livros, jogos e caixas sensoriais para a promoção da inclusão e da diversidade.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: Giuliano Bonamim