26 ABR 2024
Votorantim participa de congresso estadual sobre o impacto no SUS com as mudanças climáticas

A relação do aumento dos casos de dengue com as alterações dos padrões de temperatura e clima foi um dos temas discutidos durante o congresso sobre “Mudanças climáticas e impacto no SUS”. Representantes da Secretaria de Saúde de Votorantim estiveram presentes no encontro, realizado entre os dias 17 e 19 de abril, em Santos.

O 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo reuniu mais de 3,7 mil participantes, representantes de 332 municípios paulistas e 198 secretários municipais de saúde. Houve a participação também de funcionários do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, além de acadêmicos, instituições de ensino, pesquisadores, técnicos e ativistas do SUS de todo o Brasil.

Um dos desafios abordados durante o congresso é a luta contra o aumento de vetores transmitindo as arboviroses, com destaque para o Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue. A Secretaria de Saúde de Votorantim, na posição de representante da região de Sorocaba perante o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) do Estado de São Paulo, participou de discussões regionais.

A reorganização dos serviços e recursos destinados à oncologia também foi debatida, pois é considerada de extrema importância devido à falta de consenso entre municípios e Estado, podendo causar prejuízo assistencial de mais de R$ 3 milhões em atendimento oncológico. Os representantes de Votorantim solicitaram apoio ao Cosems para que toda a região de Sorocaba não perca recursos para esse importante serviço de saúde.

Outro ponto relevante foi a presença do Ministério da Saúde no apoio aos municípios para a resolução de pendências, as quais têm impedido a secretaria de acessar recursos públicos. “O Ministério prontamente nos atendeu, esclarecendo dúvidas e colocando-se à disposição para resolver as demandas de Votorantim”, comentou Amanda Arruda Ferraz de Campos Hensel, titular da Secretaria de Saúde de Votorantim.

Segundo Amanda, a participação no congresso reforça o compromisso de Votorantim com a saúde da comunidade. Também demonstra a importância do evento para buscar soluções conjuntas e fortalecer os serviços de saúde no município.

Foto: https://encurtador.com.br/c5689
Crédito da foto: Cosems / Divulgação