12 ABR 2024
Prefeitura fará nebulização contra dengue neste sábado (13) no bairro Rio Acima
As ações de combate ao mosquito transmissor da doença acontecem em todas as regiões de Votorantim
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, fará neste sábado (13) o trabalho de nebulização na região do Rio Acima. O objetivo é eliminar os mosquitos adultos responsáveis pela transmissão da dengue.

A nebulização é uma técnica recomendada durante os períodos de epidemia de dengue. Os objetivos são reduzir a densidade de mosquitos alados e reduzir a transmissão da doença.

O trabalho consiste na aplicação do veneno próximo a possíveis focos de transmissão, tanto no interior de imóveis quanto em áreas públicas. A ação é feita por um agente de controle de endemias.

Para aumentar a eficácia e o impacto da estratégia, é fundamental que a nebulização seja feita após o bloqueio e controle de criadouros. Esse trabalho também é feito de forma constante pela Secretaria de Saúde em todas as regiões da cidade. “A ação conjunta entre o poder público e a população em evitar água parada é a melhor alternativa para evitar a proliferação do mosquito”, comenta Edson de Almeida, supervisor de combate à dengue em Votorantim.

Os agentes, todos identificados, visitam os imóveis com autorização dos proprietários e verificam possíveis focos. A vistoria acontece em vasos de plantas, calhas, ralos, locais onde pode haver o acúmulo de água.

Em março, a zoonoses realizou o trabalho de bloqueio e controle de criadouros em 13 regiões de Votorantim: Promorar, Jardim Novo Mundo, Jardim São Matheus, Real Parque, Chácara Ondina, Rio Acima, bairro da Chave, Santa Mônica, Jardim Serrano, Jardim Icatu, Vila Nova, Jardim Karolyne e condomínio Ondina. Já as nebulizações aconteceram no Green Valley e no Jardim Bandeirantes.

Nesta semana, os agentes fizeram o bloqueio e o controle de criadouros no Parque Santos Dumont, Vila Amorim, Votocel e Rio Acima. A nebulização foi feita no Promorar e Rio Acima.

Medidas de proteção individual

Além de evitar os criadouros das larvas, a população também deve aplicar medidas de proteção individual contra o transmissor da dengue. Uma dica é proteger as áreas do corpo que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas.

O uso do repelente nas partes expostas do corpo também é recomendado. A utilização deve seguir as indicações do fabricante em relação à faixa etária e à frequência de aplicação. Não é recomendado o uso de repelente sem orientação médica.

Fotos: https://encurtador.com.br/egjT0
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim