01 ABR 2024
Prefeitura de Votorantim inaugura creche modelo de sustentabilidade
A matrícula dos alunos terá início nesta segunda-feira (1º). A nova unidade, instalada na Vila Nova, terá capacidade para atender até 250 crianças

A Prefeitura de Votorantim inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Maria José de Oliveira Silva. A 23ª creche municipal da cidade é considerada um modelo de sustentabilidade, pois as características da construção respeitam o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais. O espaço, situado na Vila Nova, também foi pensado no ensino lúdico para o desenvolvimento do saber na educação infantil.

Os conceitos de sustentabilidade estão presentes no reaproveitamento da água pluvial, armazenada em uma cisterna para o uso em áreas externas, nas torneiras dos jardins e nas bacias sanitárias. A Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb) da Prefeitura de Votorantim também privilegiou a iluminação natural nos espaços internos, com o objetivo de economizar energia elétrica.

As salas de aula contam ainda com ventilação cruzada para um melhor conforto térmico. Já a construção foi feita com o sistema construtivo PVC / concreto que diminui a geração de entulho durante a obra.

A prefeita Fabíola Alves inaugurou no dia 28 de março o novo CEI na Vila Nova, ao lado de secretários municipais, e ressaltou que cada detalhe, como as salas, a área de brincar, o sistema de ventilação e a cozinha, foi pensado para que as crianças tivessem um espaço lúdico e diferenciado. “Essa unidade é mais um legado para a educação de Votorantim, já reforçada com a aquisição de tablets e laptops para uso nas salas de aula, televisores para as escolas, brinquedos para os playgrounds e uma merenda saudável e de qualidade”, conta.

As crianças ainda terão acesso a uma quadra com pinturas lúdicas, destinada para atividades recreativas, motoras e sensoriais. O espaço contempla um pátio coberto e descoberto, e playground.

Situada na rua Mário Savella, sem número, a unidade conta com 1.486 metros quadrados de área construída. O prédio é formado por sete salas de berçário e maternal 1 e 2, e um espaço multiúso para atividades complementares.

O novo CEI terá capacidade para atender até 250 crianças. A unidade oferecerá educação integral para crianças de 0 a 3 anos de idade. A outra opção é o ensino parcial (manhã e tarde) para alunos entre 4 e 5 anos.

A matrícula dos alunos terá início nesta segunda-feira (1º). Os pais ou responsáveis devem comparecer à Secretaria de Educação (Seed) com certidão de nascimento e comprovante de endereço para a efetivação da inscrição.

Fotos: https://encurtador.com.br/rtvQ2
Crédito das fotos: Matheus Garcia / Prefeitura de Votorantim