22 MAR 2024
Estação Pública de Atendimento (EPA) no bairro Itapeva será inaugurada nesta quarta-feira (27)
A segunda unidade pretende aumentar a oferta de serviços públicos de qualidade aos moradores da região Sul da cidade
A segunda Estação Pública de Atendimento (EPA) de Votorantim será inaugurada nesta quarta-feira (27), às 16h, no bairro Itapeva. O espaço tem a mesma estrutura oferecida na unidade instalada na Vila Nova, e tem o objetivo de descentralizar e aumentar a oferta de serviços públicos de qualidade à população.

A inauguração é aberta para todo público e contará com atividades para a comunidade.

A prefeita Fabíola Alves fala da importância dessa nova Estação. “A instalação da EPA em uma das regiões mais importantes de Votorantim vai facilitar a vida da comunidade. Votorantinenses dos bairros Itapeva, Jataí, São Lucas, São João, e tantos outros, serão beneficiados com esse serviço agora mais próximo à casa deles”.

A nova EPA está instalada na junção das ruas Anália Pereira e Maria José Silveira Alves, a poucos metros da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Itapeva. O horário de atendimento ao público é o mesmo do Paço Municipal: das 9h às 16h.

Mirian Zacareli, titular da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, comenta sobre o ganho que a cidade terá. “É um avanço para a administração pública conseguir estar mais próximo da comunidade em diferentes regiões da cidade. Quando desburocratizamos processos com a instalação desses aparelhos públicos, promovemos o desenvolvimento da região e levamos mais serviços até os votorantinenses”.

O local tem uma área construída de 165 metros quadrados com características semelhantes às da unidade da Vila Nova, inaugurada em dezembro de 2022.

Serviços

O objetivo da EPA é ser uma extensão do Paço Municipal com assistência personalizada para a população de Votorantim. Na unidade, a pessoa pode retirar segunda via (IPTU, aposentados e taxas/ISS), atualizar as parcelas vencidas (IPTU, aposentados e taxas/ISS), cadastrar e renovar pedidos de isenção de aposentados (1 vez por semana de julho a outubro) de boleto da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

A EPA também elabora e imprime currículos aos munícipes sem acesso a computador e internet. A unidade ainda recebe pedidos de poda e corte de árvores, troca de lâmpadas queimadas em vias públicas, solicitação de cartão de estacionamento para pessoas idosas ou portadores de necessidades especiais, protocolo de pedido para uso de medicamentos de alto custo, dieta enteral, e fraldas para acamados. Em breve, serão oferecidos mais serviços para a população.

A unidade da Vila Nova fica na avenida Pedro Augusto Rangel, esquina com a rua Otávio Teotônio, e atende das 9h às 16h.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: Laura Mazo (programa de estágio), com supervisão de Tarsis Ramos