14 MAR 2024
Semana Municipal da Água terá atividades educativas e recuperação de matas ciliares
As atividades promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente serão realizadas entre os dias 20 e 24 de março

A Semana Municipal da Água será celebrada em Votorantim com atividades educativas, palestras e ações de preservação do meio ambiente. A lista inclui visitas monitoradas no Parque Ecológico do Matão e na Estação de Tratamento de Água (ETA), encontros em 10 escolas do sistema municipal de ensino e plantio de 215 árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP) de nascente de água do Córrego do Vidal e da futura praça do Pomar Municipal.

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) contará com a parceria das Secretarias de Educação (Seed), de Esportes (Sedesp), de Cultura e Turismo (Secult), da Assessoria Esportiva Marcos Salvador, da Concessionária Águas de Votorantim e da Votorantim Cimentos.

A programação será distribuída entre os dias 17 e 25 de março com o objetivo de promover a conscientização a respeito da preservação do meio ambiente e da importância da água como recurso essencial. As atividades são relacionadas ao Dia Mundial da Água, instituído em 22 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta data também são comemorados o Dia da Represa de Itupararanga e o Dia do Rio Sorocaba.

Confira a programação completa da Semana Municipal da Água:

Data: 17 de março (domingo)

Evento: 5º Festival de Natação Bombeiro Alexandre Ramos Tandy
Local: Pier São Francisco, na Represa de Itupararanga.
Horário: 9 horas

Data: 18 de março (segunda-feira)

Evento: Transmissão da palestra “Água é vida”
Locais: Emeief Gerson Soares de Arruda, no Parque São João, Emeief Gilberto dos Santos, no Parque Jataí, Emeief Izabel Fernandes Pedroso, no Jardim São Lucas e Emeief Célia Pieroni, na Vila Pedroso.

Evento: Educação ambiental e visita monitorada no Parque Ecológico do Matão
Local: Rua Ângelo Delapasi, 117, Parque Bela Vista.
Horário: 9h e 14h

Data: 19 de março (terça-feira)

Evento: Limpeza de resíduos sólidos, controle da leucena (exótica e invasora) e plantio de 140 árvores nativas frutíferas na Área de Preservação Permanente (APP) da futura praça do Pomar Municipal.
Local: ruas Ednéia de Campos Ferreira e João André Filho, no bairro Real Parque
Horário: 9h

Evento: Visita monitorada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, bairro da Chave.
Horário: 9h

Evento: Transmissão da palestra “Água é vida”.
Locais: Emeief Maria Helena de Moraes Scripilliti, no bairro Votocel, Emeief Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio, no Parque Morumbi, Emef João Ferreira da Silva, na Vila Pedroso, Emef Lauro Alves de Lima, no Jardim Serrano, Emef Maria do Rosário Arcuri Oliveira Campos, no Jardim Serrano II, Emeief Edith Maganini, no Vossoroca

Data: 20 de março (quarta-feira)

Evento: Lançamento do Projeto Trata Óleo. Educação ambiental para a despoluição do meio ambiente.
Local: sede da Concessionária Águas de Votorantim, na avenida Reverendo José Manoel da Conceição, 1.593, bairro Ângelo Vial
Horário: 9 horas

Evento: Transmissão da palestra “O Caminho das Águas” da Concessionária Águas de Votorantim.
Locais: Emeief Gerson Soares de Arruda, no Parque São João, Emeief Gilberto dos Santos, no Parque Jataí, Emeief Izabel Fernandes Pedroso, no Jardim São Lucas, Emeief Célia Pieroni. na Vila Pedroso, Emeief Maria Helena de Moraes Scripilliti, no Votocel.

Data: 21 de março (quinta-feira)

Evento: Limpeza de resíduos sólidos, controle da leucena (exótica e invasora) e plantio de 75 árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP) de nascente de água do Córrego do Vidal.
Local: rua Luiz Savioli, no bairro Altos da Fortaleza

Horários: 9h e 14h

Evento: Transmissão da palestra “O Caminho das Águas”, da Concessionária Águas de Votorantim.
Locais: Emeief Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio, no Parque Morumbi, Emef João Ferreira da Silva, na Vila Pedroso, Emef Lauro Alves de Lima, no Jardim Serrano, Emef Maria do Rosário Arcuri Oliveira Campos, no Jardim Serrano II, Emeief Edith Maganini, no Vossoroca

Data: 22 de março (sexta-feira)

Horários: 9h e 14h

Evento: Educação ambiental e adesão de escola municipal no Projeto “Os rios e os mares começam aqui”.
Local: Emeief Gerson Soares de Arruda, na rua Mauro Almeida Barros, 57, Parque São João.

Evento: Educação ambiental e plantio de árvores nativas frutíferas.
Local: Emeief Maria Helena de Moraes Scripilliti, na rua Eugenio Ildefonso, 111, Vila Votocel.

Data 25 de março (segunda-feira)

Evento: Educação ambiental e visita monitorada no Parque Ecológico do Matão
Local: rua Ângelo Delapasi, 117, Parque Bela Vista.
Horário: 9h e 14h

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim