01 MAR 2024
Prefeitura realiza 200 visitas e 70 nebulizações no Dia D de combate à dengue
O Dia D de combate à dengue em Votorantim resultou em 200 vistorias em imóveis e 70 locais nebulizados. As ações foram realizadas nesta sexta-feira (1º) nas regiões dos bairros Itapeva, Vila Pedroso e Jardim Icatu. O planejamento também envolveu palestra em escola, vistoria no cemitério, além de distribuição de cartazes e folhetos com orientações sobre a doença.

A prefeita Fabíola Alves ressaltou que o objetivo é conscientizar a população na forma de evitar a proliferação do mosquito, no combate aos focos de transmissão e na orientação às pessoas sobre os sintomas da dengue. “Faço um apelo aos votorantinenses para que aceitem a visita dos nossos agentes de saúde, todos preparados para prestar orientação de forma correta”, comenta.

A aposentada Nair Alves Bandeira, 63 anos, mora no bairro Itapeva e abriu as portas para os agentes da zoonoses vistoriarem o quintal do imóvel. “Adoro plantas, mas nada de pratinhos nos vasos. Tomo o maior cuidado para evitar água parada”, comenta.

Próximo ao trabalho de bloqueio, outra equipe da zoonoses promoveu diversas palestras sobre o combate à dengue na Escola Municipal João Ferreira da Silva, na Vila Pedroso. Os alunos aprenderam sobre o mosquito Aedes aegypti, as formas de transmissão da doença e como evitá-la.

Na região do Jardim Icatu, a nebulização foi feita para agir diretamente no foco do mosquito, amoitado nos cantos e na água acumulada. O produto usado não causa transtornos ao meio ambiente e nem riscos à saúde das pessoas.

Os profissionais da Secretaria de Saúde (Sesa) também realizaram uma ação no cemitério municipal São João Batista. Agentes da zoonoses vistoriaram vasos de plantas e outros recipientes, os quais podem se transformar em criadouros do mosquito.

Fotos: https://encurtador.com.br/adkop
Crédito das fotos: matheus Garcia / Prefeitura de Votorantim