16 FEV 2024
Zoonoses fará 2ª mutirão para castração de animais de quatro bairros de Votorantim
O 2º mutirão de castração de 2024 promovido pela Prefeitura de Votorantim, por meio do setor de Zoonoses, será destinado a cães e gatos pertencentes aos moradores de quatro bairros de Votorantim. A lista inclui Parque São João, Jardim União, Vila Galli e Vila Santo Antônio.

Os cadastros serão feitos na segunda-feira (19) e terça-feira (20), a partir das 9h, na Estratégia Saúde da Família (ESF) Parque São João. A unidade fica na rua Zilda Tescaro Sbrana, s/n, no Parque São João. O processo será encerrado após o preenchimento das 220 vagas disponibilizadas.

O responsável pelos cães e gatos deve levar uma cópia de documentos (RG e CPF) e comprovante de residência. Os animais cadastrados devem ser, prioritariamente, pertencentes à população de baixa renda.

A castração será realizada em 2 de março (sábado) na rua Zilda Tescaro Sbrana, s/n, em frente à quadra próxima à unidade de saúde do bairro. A ação atenderá cães e gatos, machos e fêmeas, a partir de 5 meses e no máximo 7 anos de idade, pesando no mínimo um quilo e meio. Não serão aceitos animais com ectoparasitas (pulgas e carrapatos) para evitar contágio.

No dia do mutirão, os munícipes devem seguir o horário indicado no dia da inscrição. Será inscrito um animal por pessoa adulta.

O responsável deve ser capaz de carregar seu animal ou caixa de transporte. A pessoa também precisa morar no imóvel, pois os cães ou gatos são liberados ainda sob efeito da anestesia, precisam ser levados por seus tutores no colo e ser cuidados até o momento em que acordarem completamente do efeito da anestesia.

Cães de porte grande devem comparecer com focinheira. O objetivo visa evitar que o animal escape do seu tutor.

O 1º mutirão do ano foi realizado em 20 de janeiro  Participaram animais pertencentes aos moradores de sete bairros de Votorantim: Vila Amorim, Votocel, Jardim Bandeirantes, Vila Guilherme, Vila Aldo Damini, Jardim Simone e Vila Rodrigues.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: Giuliano Bonamim