O Troféu Novo Vanguardeiro 2023 foi entregue a 11 pessoas e uma instituição de Votorantim durante uma cerimônia realizada segunda-feira (4) no Auditório Municipal Francisco Beranger. Os homenageados foram escolhidos por uma comissão por terem se destacado em suas respectivas áreas com trabalhos relevantes voltados ao município.
Neste ano, os homenageados foram André Reis (comunicação), Davi Santos Genesi (meio ambiente e sustentabilidade), Diego Stefan Cattani (saúde), Francisco Vieira dos Santos, o Chico Santeiro (cultura), Jober Falco (desenvolvimento econômico), Marcos André Matos, o mestre Alemão (esporte), Paulo Aires Pimenta (educação) e Roberta da Silva Martinez (inclusão social). A instituição agraciada com o Troféu Novo Vanguardeiro foi a Banda Marcial de Votorantim (desenvolvimento social). Os vanguardeiros históricos da noite foram Benedito de Góes Vieira e José Simões de Carvalho.
Duas homenagens póstumas também foram feitas durante a cerimônia. Familiares de José Antonio Carlos, o Zé Bocca, e de Jesus Rodrigues Filho subiram ao palco para receberem troféus alusivos ao trabalho desenvolvido em Votorantim.
Presente na cerimônia, a prefeita Fabíola Alves ressaltou que a história de Votorantim é rica e marcada por bastante luta. “A grandeza de uma cidade é feita por meio do trabalho do seu povo. Por isso, quando foi instituída essa honraria, foi para podermos reviver esse momento histórico, e dizer que Votorantim continua evoluindo e crescendo graças a vocês, graças às pessoas aqui representadas, que são os vanguardeiros da atualidade”, disse Fabíola.
O processo de escolha foi conduzido por uma comissão julgadora, nomeada por meio de decreto municipal, formada por representantes do poder público, entidades sociais e sociedade civil. O critério escolhido foi o trabalho relevante desenvolvido em benefício da cidade. Os votos foram feitos de forma secreta.
O evento também foi abrilhantado por apresentações culturais e musicais com artistas de Votorantim. A noite de homenagens contou com uma introdução artística de Thiago Alixandre do Coletivo 12, o Hino Nacional Brasileiro e de Votorantim interpretados pelos corais da Escola de Música de Votorantim Maestro Nilson Lombardi e da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim e Região (Apevo), além do Coral Municipal e Alegro Orquestra.
A cerimônia ainda teve apresentação de Mirella Vallandro e do pianista convidado Cezar Elbert. O encerramento contou com a interpretação da música “Terra de Encantos”, composta por Cezar Elbert especialmente para o aniversário de 60 anos de Votorantim.
O Troféu Vanguardeiro foi instituído em 1º de dezembro de 2014, por meio do Decreto Municipal número 4.818. Foram realizadas sete edições, em 2015, 2016, 2017, 2019, 2021, 2022 e 2023, com o objetivo de manter vivo o ideal para que as futuras gerações exercitem a cidadania.
Importância dos vanguardeiros
Vanguardeiro é conhecido como um apoiador da emancipação político-administrativa de Votorantim - antes distrito de Sorocaba. Esse título é dado a quem foi às ruas com o slogan do “Sim, é a nossa divisa” e conduziu a realização do plebiscito realizado em 1º de dezembro de 1963.
Fotos: https://encurtador.com.br/eiz12
Crédito das fotos: Renata Amaral / Prefeitura de Votorantim
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: Laura Mazo (programa de estágio), com supervisão de Giuliano Bonamim
Local: Votorantim