26 OUT 2023
Votorantim recebe pela segunda vez consecutiva o prêmio “Luiza Matida”
Votorantim recebeu, pela segunda vez, o prêmio “Luiza Matida”, nesta quarta-feira (25), na 8ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis e Sífilis Congênita, no Centro de Convenções Hakka, em São Paulo. O evento foi realizado pelo Programa Estadual de IST/Aids-SP, em parceria com a Atenção Básica e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

O município foi premiado pelos trabalhos e ações que a Secretaria de Saúde vem realizando para eliminar a Transmissão Vertical do Vírus da Imunodeficiência Humana (TVHIV), isto é, a transmissão que pode ocorrer de mãe para filho no período gestacional, durante o trabalho de parto ou no período pós-parto.

Para eliminar o TVHIV, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Votorantim realiza atendimento próprio para gestantes com HIV, o qual consiste em consultas de pré-natal, tratamento adequado e início oportuno de terapia antirretroviral.

Segundo a enfermeira responsável pelo SAE de Votorantim, Gelman Cristina Barros Benedito, o reconhecimento é sinal do trabalho realizado por  toda a equipe e pela atenção básica. "Estamos no caminho certo, pelo segundo ano consecutivo estamos recebendo este prêmio”, diz.
Autor: João Torres (programa de estágio), com supervisão de Tarsis Ramos
Local: Votorantim