A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma palestra a respeito das Infecções Sexual Transmissíveis (IST), na escola estadual Azarias Mendes. A conversa integra o projeto do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
A palestra foi ministrada por uma equipe de profissionais da área da saúde, composta por uma infectologista, um ginecologista, um dentista e uma enfermeira. Ao todo, 42 estudantes do 8º ano do ensino fundamental II acompanharam a atividade e receberam orientações sobre como prevenir possíveis infecções. A equipe explicou, por meio de imagens e material didático sobre os riscos de infecções como HIV/ AIDS, e orientou os jovens sobre o autocuidado e métodos contraceptivos.
Os profissionais também apresentaram os serviços ofertados pelo SAE, onde é possível realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. Os riscos de uma gravidez na adolescência também foi tema abordado na conversa com os estudantes.
A coordenadora do SAE, Débora Moreira da Silva, também esteve presente na palestra respondendo as dúvidas dos jovens. "A adolescência é uma faixa etária considerada de risco para contaminação por IST, porque é na adolescência que se apresenta toda aquela fase pela busca da autonomia, da curiosidade, em se auto descobrir", explicou.
A palestra também já foi realizado na ETEC Prof. Elias Miguel Junior, e há a intenção de realizar em mais escolas de Votorantim.