As propostas preliminares de desenvolvimento urbano de Votorantim foram apresentadas durante a quarta audiência pública do projeto de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. O encontro aconteceu quarta-feira (9) no Auditório Municipal Francisco Beranger e foi transmitido ao vivo por meio do canal da Prefeitura no YouTube.
A equipe técnica formada por profissionais da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SPD) e da Nova Companhia Municipal de Habitação Popular (CDHU) distribuiu as propostas em três eixos básicos. A lista inclui abordagem regional (anel viário), atualização das tendências de crescimento urbano e atualização dos conceitos, fundamentos e mecanismos de controle de planejamento.
Os temas abordados foram o novo sistema viário municipal, estrutura urbana, projetos de ruas comerciais e uso do solo. A plateia também recebeu informações sobre geração de emprego e renda, novo zoneamento do centro expandido, diagnóstico ambiental e valorização do meio ambiente.
Denominado “Repensando Votorantim”, o projeto de revisão coloca como meta o ano de 2030 para planejar a cidade de forma sustentável a longo prazo. O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, uma expressão das aspirações dos munícipes quanto ao progresso do território, sendo também um cumprimento do previsto no Estatuto das Cidades, para o planejamento geopolítico dos municípios a longo prazo.