O objetivo é evitar alagamentos e enchentes durante o período chuvoso na cidade
A Prefeitura de Votorantim iniciou na primeira quinzena de junho o desassoreamento e a limpeza da margem do rio Sorocaba. O trabalho preventivo, planejado nesta época de estiagem, tem o objetivo de evitar alagamentos e enchentes durante o período chuvoso.
O trecho escolhido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para o desassoreamento e a limpeza da calha do leito do rio Sorocaba tem 2.112 metros de extensão. Fica entre a sede do Corpo de Bombeiros e a Cachoeira da Chave, região urbana de Votorantim.
O trabalho tem sido feito por funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) com o apoio de uma retroescavadeira, caminhões caçamba e máquina hidráulica - para acesso ao local assoreado. Os equipamentos fazem a retirada da terra, tanto da calha quanto do leito, para aumentar a vazão de água no rio.
A ação de desassoreamento e limpeza teve início no dia 7 de junho na região próxima ao Corpo de Bombeiros. Nesta segunda-feira (12), a equipe da Sesp atuou na região próxima à Prefeitura de Votorantim, ao lado da avenida Newton Vieira Soares.
O governo municipal obteve a licença para a limpeza e o desassoreamento do rio Sorocaba por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado de São Paulo.
Fotos:
l1nk.dev/0mlNW
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim