30 MAI 2023
UPA Central é inaugurada com previsão de 6 mil atendimentos por mês
Votorantim passou a ter duas unidades de pronto atendimento 24h de urgência e emergência

A Prefeitura de Votorantim inaugurou nesta terça-feira (30) a segunda unidade de pronto atendimento da cidade. A UPA Central, situada ao lado do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça, funcionará todos os dias da semana durante 24 horas.

A nova UPA Central iniciará o atendimento à população nesta quarta-feira (31), às 19h. A previsão da unidade é receber 6 mil pacientes adultos e crianças por mês.

A cerimônia de inauguração da UPA Central contou com as presenças de diversas autoridades, dentre elas a prefeita Fabíola Alves. “A nova unidade proporcionará um salto na qualidade da saúde em Votorantim. Agora, com duas UPAs na cidade, tornamos realidade um sonho tão aguardado pela comunidade com a descentralização dos atendimentos de urgência e emergência no município”, comentou.

O destaque da nova UPA Central será a instalação de um tomógrafo, o primeiro disponível no sistema público municipal de saúde. O aparelho será usado somente em casos de urgência e emergência, sem a necessidade de agendamento via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross).

Após a instalação do tomógrafo, a Secretaria de Saúde pretende transformar a UPA Central em referência no atendimento neurológico de urgência e emergência. Já a unidade do Jataí será focada na ortopedia.

A estrutura da UPA Central terá cinco consultórios médicos, salas de emergência, de recuperação, de observação masculina e feminina, de serviço social, de tomografia e raio-x. A nova unidade contará com sete clínicos gerais e dois pediatras.

O gerenciamento, a operacionalização e a execução dos serviços de saúde serão terceirizados, de responsabilidade do Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania e Saúde - Avante Social. Caberá à Prefeitura de Votorantim o papel de fiscalizador.

A UPA Central fica na rua Antônio Walter, ao lado do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça. O novo espaço fica a aproximadamente 5 quilômetros de distância da UPA Jataí, situada na rua Carminha Celestina da Silva, 322, no Parque Jataí.

Fotos: https://l1nk.dev/COIjg
Créditos: Prefeitura de Votorantim