12 MAI 2023
Prefeitura inicia revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado
A população já pode enviar sugestões para serem incorporadas no relatório final

O primeiro passo foi dado para o processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Votorantim. A audiência pública inaugural para a apresentação das propostas e do cronograma de trabalho foi realizada na noite de quinta-feira (11) no Auditório Municipal Francisco Beranger.

O projeto denominado Repensando Votorantim coloca como meta o ano de 2030 para planejar a cidade de forma sustentável a longo prazo. O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, uma expressão das aspirações dos munícipes quanto ao progresso do território.

A titular da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Votorantim, Mirian Zacareli, abriu a audiência e ressaltou que o aperfeiçoamento do Plano Diretor é fundamental para a construção dos municípios diante dos vários desafios, como as crises econômicas, pandemias, mudanças climáticas e o aumento da desigualdade social. “Para que isso aconteça, é essencial o envolvimento da sociedade civil no processo para que, junto com o governo, repensem conjuntamente a cidade que queremos.”

Na sequência, o arquiteto Antônio Carlos Ribeiro Abibe detalhou os passos para a elaboração da revisão do Plano Diretor. O atual presidente da Nova Companhia Municipal de Habitação Popular (Cohap) e membro da comissão técnica para os estudos da revisão do Plano Diretor ressaltou a importância do projeto Repensando Votorantim. “É a construção de um consenso entre todos que participam da cidade: população, empresas, sociedade organizada. Sendo bom para a cidade como um todo, certamente será bom para a maioria da população”, completa.

Participação popular

A primeira audiência pública para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado foi transmitida ao vivo pelo canal da Prefeitura de Votorantim no Youtube. O conteúdo pode ser conferido na íntegra por meio do endereço eletrônico bit.ly/42wgbJr.

A partir de agora, a comissão técnica para os estudos da revisão do Plano Diretor inicia a fase de coleta de informações sobre problemas urbanos e das possibilidades de equacionamento. As entidades de Votorantim podem preencher o questionário por meio do endereço eletrônico bit.ly/3pAhBnN. Já a população em geral pode enviar informações por meio do link bit.ly/3I3SgsP. Os prazos terminam em 26 de maio.

Próximas audiências

O cronograma de trabalho contempla mais quatro audiências públicas. A segunda será realizada em 1º de junho com a apresentação da leitura da participação comunitária e da leitura técnica preliminar.

A 3ª audiência pública está programada para o dia 22 de junho. Haverá a leitura técnica da apresentação do diagnóstico socioeconômico, ambiental e físico territorial. O 4º e último encontro será realizado em 5 de julho para a discussão das propostas do Plano Diretor, com as apresentações de mapas e relatórios. A entrega do relatório final e o envio do projeto de lei à Câmara de Vereadores estão programados para julho de 2023.

Fotos: https://bit.ly/3punaUF
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim