04 MAI 2023
Votorantim realiza Dia D de Vacinação contra Covid-19 e gripe
As doses serão aplicadas sábado (6), das 8h às 16h, em seis unidades de saúde da cidade

A Prefeitura de Votorantim vai promover o Dia D Municipal de Vacinação contra gripe e Covid-19. A ação será realizada neste sábado (6), das 8h às 16h, em seis unidades de saúde do município: Bela Vista, Serrano, Vila Garcia, Vila Nova, Novo Mundo e Tatiana.

A Secretaria de Saúde (Sesa) aplicará a vacina contra a gripe em grupos prioritários. A lista inclui pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhador de saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais quilombolas, professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e de passageiros urbanos, além de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência.

As seis unidades de saúde também disponibilizarão a Pfizer bivalente contra a Covid-19 a maiores de 18 anos, gestantes e puérperas, para indivíduos imunossuprimidos e com comorbidades maiores de 12 anos de idade. Essa população-alvo terá acesso à vacina desde que tenha recebido, no mínimo, a primeira e a segunda doses há mais de quatro meses.

O votorantinense também poderá receber a primeira e a segunda doses da Pfizer adulto, além da primeira, segunda e terceira doses da Pfizer baby para pessoas entre 6 meses e 4 anos de idade. A primeira, segunda e terceira doses da Pfizer pediátrica estão disponíveis para crianças entre 5 e 11 anos de idade.

A pessoa em busca da vacina deve apresentar na unidade de saúde um documento que comprove pertencer a um grupo prioritário. Caso contrário, a dose não será aplicada.

A Sesa ressalta a importância de a população de Votorantim se vacinar. Atualmente, a taxa de vacinação é considerada baixa tanto para a bivalente quanto para a gripe nos grupos prioritários.