28 ABR 2023
Final da 1ª Copa Votorantim de Futebol Feminino acontece neste sábado

Meninas de Ouro x Votorantim disputam neste sábado (28) a final da 1ª Copa Votorantim de Futebol Feminino. A partida será realizada às 15h30 no Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri.

De acordo com o regulamento, o jogo terá dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate no tempo normal, a equipe campeã será conhecida por meio da cobrança de pênaltis.

A competição, organizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes, teve início com cinco equipes. Além de Meninas de Ouro e Votorantim, participaram Ituano, Salto e São Bento. Foram disputadas oito partidas e marcados 25 gols, média de três por jogo.

A equipe do Meninas de Ouro disputou três partidas na competição e chegou à decisão invicta. Venceu os seus jogos contra Votorantim, Ituano e São Bento, mas no último fim de semana não atuou devido à desistência de Salto.

O time tem o melhor saldo da competição, com nove gols marcados e apenas um gol sofrido. Para a final, o Meninas de Ouro conta com a artilheira da copa, Luana, responsável por balançar quatro vezes as redes durante a primeira fase.

Já o Votorantim disputou seus quatro jogos. Curiosamente, a única derrota foi diante do Meninas de Ouro (2 x 1). Nas partidas seguintes, a equipe se recuperou e venceu as demais adversárias. Um dos destaques do elenco é Mika, autora de três gols na competição.

Junção de projetos

O finalista invicto na competição é formado pela junção de dois projetos: Meninas de Ouro, que nasceu há 12 anos com o intuito de ensinar futebol a adolescentes em estado de vulnerabilidade social em Votorantim, e Wonder Woman FC, criado para capacitar meninas no futsal e no futebol.

Renata Ferraz, 39 anos, diretora-geral e jogadora do Meninas de Ouro, conta que achou a competição muito organizada. “A experiência da Copa Feminina superou nossas expectativas. Acredito que tenha sido um divisor de águas na questão de investir no futebol feminino na cidade. Espero que ano que vem tenha mais equipes. Votorantim está de parabéns por proporcionar esse espaço para as meninas.”

Rotina de trabalho e treino

O elenco do Votorantim foi formado por meio de um projeto que trabalha com diferentes idades no futebol feminino. O time principal é composto por atletas maiores de 21 anos que conciliam os treinos e jogos com a rotina de serviço e estudos.

Jessica Chagas, 27 anos, técnica do time, diz que já espera os próximos campeonatos. “A Copa veio como uma novidade imensa e deu uma visibilidade para o futebol feminino aqui na nossa região. A Prefeitura vem abrindo espaço para nós e isso é muito importante. Normalmente temos que sair da cidade para disputar algo, e dessa vez não. Que venha mais!”

Serviço:

1ª Copa Votorantim de Futebol Feminino