Rede Social Whatsapp
29 NOV 2022
Secretaria da Saúde orienta sobre os cuidados com o calor
receba notícias
A desidratação pode desencadear sintomas de mal estar, dor de cabeça e possíveis desmaios

Mesmo que a estação do Verão ainda não tenha chegado, cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), da qual Votorantim faz parte, têm registrado temperaturas altas durante manhãs e tardes. As altas temperaturas precisam de uma atenção especial quanto à hidratação. Por isso, a Prefeitura de Votorantim orienta cuidados, pois a desidratação pode desencadear sintomas de mal estar, dor de cabeça e possíveis desmaios.
“Com o calor, é de extrema importância evitar a desidratação, pois ela pode agravar doenças como diabetes e hipertensão, muito comum na população”, explica a assistente técnica médica, Michele Peres de Marcos. “Vale lembrar que idosos e crianças são mais suscetíveis à desidratação, então precisam de um cuidado maior”, completa.
Alguns cuidados necessários são: roupas leves, ingerir água ou sucos naturais sem açúcar, procurar ficar em ambiente fresco, evitar a exposição ao sol entre o período das 10h às 16h e usar o protetor solar.
A assistente médica também relata alguns sintomas indicativos de que o corpo precisa de hidratação. "Dor de cabeça, mal estar, tontura, ressecamento nas bocas, mucosas e ao extremo, levar a lipotimia que chega a simular um desmaio”. Michele também explica que quando a pessoa sente sede já é um sinal de desidratação, por isso a importância de sempre ter à mão uma garrafa de água para beber bastante líquido durante todo o dia.

Autor: Fernanda Sena, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano
Versão do Sistema: 3.2.10 - 11/01/2023