Rede Social Whatsapp
24 NOV 2022
Votorantim ganha 4ª edição do Prêmio “Luiza Matida”
receba notícias
A cidade de Votorantim venceu pela primeira vez o prêmio duplo da 4ª edição do Prêmio “Luiza Matida”, que será entregue na 7ª Semana Paulista e Mobilização contra a Sífilis e Sífilis Congênita: Os desafios da eliminação da sífilis congênita – “teste, trate e cure a sífilis adquirida” no dia 5 de dezembro, no Centro de Convenções do Ibirapuera.
De 645 municípios do Estado de São Paulo, Votorantim ficou entre os 26 que receberam a premiação dupla de Transmissão Vertical do Vírus da Imunodeficiência Humana (TVHIV) e de Sífilis Congênita. O que levou a cidade a receber o prêmio foi o atendimento de, no mínimo, quatro consultas de pré-natal, tratamento adequado e início oportuno de terapia antirretroviral de gestantes com HIV.
Segundo a enfermeira responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE IST) Votorantim, Gelman Cristina Barros Benedito, o reconhecimento é sinal de um trabalho bem realizado. "Estamos no caminho certo, com uma assistência de qualidade e proteção ao binômio mãe e bebê”, diz.
A transmissão vertical do HIV e da Sífilis congênita é a contaminação do feto pela mãe durante a gestação. O contágio pode ser evitado com o tratamento adequado e acompanhamento médico. A mãe que tem a doença pode procurar auxílio e tratamento, evitando que o bebê seja infectado.
O Serviço de Atendimento Especializado (SAE IST) Votorantim dedica o prêmio em homenagem à pediatra Vera Lucia Esquierdo de Andrade, aposentada no dia 1 de outubro de 2022, que trabalhou e acompanhou o tratamento de inúmeras crianças.

Prêmio Luiza Matida
O prêmio Luiza Matida é em homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, falecida em 2014. O trabalho que realizou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde e a elaboração de políticas e ações que realizou no controle da sífilis contribuiram para a redução dos casos de sífilis no Estado de São Paulo.
Versão do Sistema: 3.2.10 - 11/01/2023