10 MAI 2022
Prefeitura de Votorantim começa a receber novos contêineres de resíduos sólidos
O governo conseguiu 440 contentores, por meio de um consórcio, tanto para coleta de lixo quanto para materiais recicláveis

A Prefeitura de Votorantim recebeu nesta terça-feira (dia 10 de maio) o primeiro lote de contêineres para coleta de resíduos sólidos urbanos. A entrega de 125 contentores azuis, cada um com capacidade de mil litros, ocorreu na sede da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).

No total, Votorantim receberá 440 contêineres custeados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), por meio do Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso). A aquisição dos contentores não teve custo para o governo municipal.

Nesta quarta-feira (dia 11 de maio), mais 95 contentores de resíduos sólidos urbanos azuis serão entregues na cidade. Segundo o titular da Sesp, Luiz Antônio Cares, os novos contêineres serão distribuídos em vias públicas das regiões dos bairros Vila Nova e Vossoroca.

Atualmente, Votorantim possui 450 contêineres distribuídos em várias regiões da cidade. A nova aquisição aumentará em 50% a quantidade de contentores de resíduos sólidos urbanos.

Neste primeiro semestre são esperados mais 220 contêineres voltados aos materiais recicláveis, como garrafas PET, latas de alumínio, papelão e vidros. “Em relação ao meio ambiente, Votorantim terá um ganho muito grande com a destinação correta dos resíduos”, conta Carlos Alberto Leite, o Mineiro, titular da Secretaria de Meio Ambiente.

O objetivo desses novos contentores verdes é destinar os materiais descartados para a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Votorantim (Coopervot). Os contêineres serão colocados em pontos definidos pela Secretaria de Meio Ambiente.

Autor: Giuliano Bonamim