12 MAR 2022
Volume de chuva deixa Defesa Civil em alerta máximo
Foto Noticia Principal Grande
Parte do muro não suportou a força das águas - Crédito da Foto: Defesa Civil de Votorantim
A Defesa Civil de Votorantim está em alerta máximo devido às chuvas que atingiram a cidade na madrugada deste sábado (dia 12). Ao todo, foram registrados 112,5 milímetros de chuva, conforme estação de medição feita no Paço Municipal. O volume de água causou pequenas ocorrências em avenidas da cidade e a interdição parcial de um estacionamento. Os atendimentos envolveram equipes da Secretaria de Serviços Públicos, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Secretaria de Obras e Urbanismo e da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Defesa Civil.

Para se ter ideia do volume de água que atingiu a cidade, o cálculo de 1 milímetro é feito com o volume de 1 litro de água acumulado sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. O tempo de medição também é levado em conta para saber se a chuva foi volumosa.

O problema mais sério causado pela chuva e que precisou a intervenção da Defesa Civil foi em parte do muro da Igreja São José, ao lado da Empresa Alpina. Ali, uma parte do estacionamento e do muro não aguentou a força da água e cedeu, abrindo um buraco.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos, da Guarda Civil Metropolitana, da Secretaria de Obras e Urbanismo, em ação conjunta da Defesa Civil, avaliaram a necessidade da interdição parcial do estacionamento da Igreja.

A Defesa Civil informou que não houve necessidade da interdição da Nave da Igreja, pelo menos até o momento. Não haverá a quermesse, somente realizações de missa no local, até que seja feito um estudo de reconstrução do muro afetado.

Problemas menores

Outros pequenos problemas ocasionados pela chuva desta madrugada foi que o excesso de água que passou pelas tubulações deixou reviradas as tampas das galerias de inspeção, podendo ocasionar acidentes. Casos dessa natureza foram encontrados pela Defesa Civil na avenida São João e rua Achilles Longo. O telefone da Defesa Civil de Votorantim é o 153. O atendimento é feito 24 horas por dia.

Fonte: Defesa Civil
Autor: Marcel Stefano