25 JAN 2022
Exposição Multiculturalismo em argila é inaugurada no saguão do Paço Municipal
Foto Noticia Principal Grande
A exposição fica no saguão do Paço Municipal. Crédito da foto: Thais Verderamis / Prefeitura de Votorantim (25/1/2022)

A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Secult) inaugurou segunda-feira (dia 24 de janeiro) a exposição Multiculturalismo em Argila, do artista plástico votorantinense Osvaldo de Fátima Pedro. As obras ficarão expostas até 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no saguão da Prefeitura de Votorantim.

As imagens esculpidas em argila retratam a riqueza da cultura dos povos. As esculturas retratam Zacarias (profeta), Quetzalcoatl (Deus da mitologia americana), Ezequiel (sacerdote), São Benedito, Santo Expedito, Conceição (Virgem Maria), Buda Kamakura (líder religioso hindu), Odin (deus da mitologia nórdica), São Miguel, Dante (escritor), Nossa Senhora da Penha, Rei Mago (personagem que visitou Jesus), Tritão (Deus da mitologia grega), Pacal (governador Maia) e Ganesha (Deus hindu).

Osvaldo tem 53 anos e há 16 começou a fazer esculturas em Iperó. “Eu sempre gostei de fazer santo. Mais tarde, eu entrei no movimento agnóstico e comecei a pesquisar religiões e suas esculturas”, comenta.

O projeto foi realizado com recursos da Ação Emergencial, Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal.

Workshop

Na próxima sexta-feira (dia 28), o artista promoverá uma demonstração de como moldar máscaras africanas com argila. A ação será realizada das 9h às 12h e das 14h às 16h no próprio saguão do Paço Municipal.

Autor: Thaís Verderamis, com orientação de Marcel Stefano