16 NOV 2021
Prefeitura de Votorantim emite primeira e segunda vias de RG
A Prefeitura de Votorantim oferece o serviço de emissão de primeira e segunda vias de RG no balcão do Serviço Integrado de Informação ao Cidadão (Siic), das 9h às 13h. O pedido pode ser feito por pessoas de qualquer idade. Porém, para fazer o pedido da emissão da primeira via do documento, é necessário que o menor de 16 anos esteja acompanhado dos pais ou responsável.

Em mãos, é indispensável a ficha para RG preenchida em máquina de escrever no despachante, da certidão de nascimento original e uma cópia, de uma foto 3x4 colorida, com fundo claro e recente, de um comprovante de endereço original recente e uma cópia. Se for estudante, o RG escolar ou cadastro escolar e RG do pai ou da mãe que for acompanhá-lo ou do responsável legal, com RG e cópia da guarda judicial.

Para maiores de 16 anos, não é necessário estar acompanhado dos pais ou responsável para solicitar a primeira emissão do documento.

Segunda via

A solicitação da segunda via do RG necessita dos mesmos documentos, com a diferença que, caso o indivíduo seja casado, ele pode levar a certidão de casamento original e uma cópia em vez da certidão de nascimento. A Prefeitura confere a documentação, colhe as digitais e envia a solicitação para a Delegacia.

A Prefeitura de Votorantim não cobra valor algum. Para primeira via, é necessário preencher a ficha para RG no despachante (os preços variam de um despachante a outro). A custo da segunda via é o valor do despachante mais uma taxa de R$ 43,64 que pode ser paga no Banco do Brasil. O documento fica pronto em aproximadamente dois meses e pode ser retirado no Paço Municipal.

Todo o processo é feito de forma simples. “Eu fui bem atendida, foi muito rápido”, conta Vanderleia Pereira Ribeiro, de 52 anos.