20 SET 2021
Ação preventiva contra propagação de incêndio é implantada no entorno do Parque das Aves
O objetivo dos aceiros é evitar a propagação do fogo entre as áreas de mata

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, implantou aceiros no entorno do Parque das Aves. Essa faixa limpa de terreno, sem vegetação, visa evitar a propagação de incêndios entre as áreas de mata.

O Parque das Aves possui uma área de 55.764 metros quadrados de mata nativa. O local abriga exemplares típicos da fauna e flora local.

Além do Parque das Aves, a Sema tem se programado para implementar aceiros em outras áreas verdes da cidade. Entre elas, o Parque dos Quatis e nos futuros Parque dos Ipês, Parque da Pedreira do Icatu e Pomar Municipal.

A implantação de aceiros é uma maneira preventiva de evitar a proliferação de incêndios em matas. Em Votorantim, também há ações de combate, como a Operação Mata-Fogo, em parceria com o Corpo de Bombeiros.

A operação Mata-Fogo foi criada pela Prefeitura Municipal de Votorantim com o propósito de auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate às queimadas no período de estiagem. A fumaça agrava os problemas respiratórios, principalmente em crianças, idosos e em quem possui doenças relacionadas, além de causar impactos na infraestrutura, na flora e na fauna, doméstica e nativa.

A parceria da corporação com a Prefeitura de Votorantim é referência para outros municípios. A operação conta com uma caminhonete Hilux, 4x4 turbo, adquirida com recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop) pelo governo municipal por ter sido certificada com o selo de Município VerdeAzul no ano de 2014, além do kit de combate às queimadas composto por um tanque de 700 litros de água, motobomba e mangueira.

Os brigadistas, integrantes do próprio Corpo de Bombeiros, podem ser acionados pelo telefone 193. O encerramento da Operação Mata-Fogo está previsto para 31 de outubro.