28 JUL 2021
Defesa Civil de Votorantim alerta para onda de frio na região
A Defesa Civil de Votorantim alerta para uma onda de frio prevista para esta semana na região. Entre quarta-feira (28) e domingo (1º), uma massa de ar polar irá avançar no Estado, provocando queda acentuada de temperatura e formação de geada.

Nesse período, a temperatura mínima pode chegar a 1°C na região. Segundo a Defesa Civil do estado de São Paulo, haverá momentos de frio intenso.

Devido à onda de frio intenso, a Prefeitura de Votorantim continuará e intensificará as ações de atendimento às pessoas em situação de rua. O trabalho terá o apoio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal.

Essa população-alvo tem sido acolhida desde 1º de junho no espaço provisório de acolhimento montado no Centro Esportivo Recreativo Municipal Aldovir Gori (Cermag). Atualmente, o espaço atende uma média de 20 pessoas em situação de rua.

A Prefeitura de Votorantim transformou o espaço em uma casa de passagem provisória desde 1º de junho. No local, cada pessoa tem uma cama, travesseiro e cobertor para passar a noite.

O governo municipal também oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) no espaço de acolhimento. A pessoa em situação de rua ainda tem disponível banheiro e chuveiro para manter a higiene pessoal.

A iniciativa faz parte do Programa Reviver, projeto focado no resgate da cidadania de pessoas em situação de rua em Votorantim. Esses indivíduos não são obrigados a permanecer no local, mas aceitaram a oferta de atendimento.

Além dos cuidados básicos, essa população-alvo tem recebido acompanhamento de profissionais da saúde. Na semana passada, um grupo recebeu a dose da vacina contra Covid-19.

A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer também promove no local shows musicais com artistas de Votorantim e sessões de cinema. Revistas também são fornecidas para leitura.

Caso encontre alguém em situação de rua com necessidade de acolhimento, entre em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153. Esse trabalho ocorre 24 horas por dia,

Cuidados com a saúde

Nesse período de frio intenso, as pessoas devem manter o corpo aquecido, hidratado e evitar contrair doenças respiratórias. Para isso, é preciso deixar os ambientes arejados, em casa e no trabalho.

As mãos devem estar sempre higienizadas. A pessoa também precisa dar preferência aos papéis descartáveis para assoar o nariz e, posteriormente, jogá-los fora.

A Secretaria de Saúde ressalta ainda que os vírus e bactérias transmitem sempre em ambientes fechados, por espirros e tosse. Portanto, é preciso evitar sair de casa se estiver doente.