15 ABR 2021
Programa Reintegrar ganha o reforço de quatro pessoas em Votorantim

O Programa Reintegrar, da Prefeitura de Votorantim, ganhou o reforço de mais quatro pessoas. Os novos contratados trabalharão na Secretaria de Serviços Públicos, na Secretaria de Meio Ambiente e Cidadania e Geração de Renda.

As contratações foram possíveis graças a uma doação feita por um empresário da cidade ao Reintegrar. Agora, o programa passa a contar com 40 pessoas distribuídas em várias áreas da Prefeitura de Votorantim.

Os quatro novos contratados estavam em uma lista de espera. O cadastro para o Programa Reintegrar foi aberto no início do ano e atraiu 285 pessoas.

Em um primeiro momento, 36 pessoas foram convocadas. Elas começaram a trabalhar em 1º de março.

O Reintegrar é voltado às pessoas desempregadas há mais de um ano, de baixa renda, de família monoparental e de outros critérios sociais. O programa proporciona aos cidadãos nessas condições a inserção e reinserção no mercado de trabalho.

Na Secretaria de Serviços Públicos, os contratados pelo programa Reintegrar desempenham diversas funções. Eles trabalham com borracharia, limpeza e manutenção de veículos, além de roçagem em áreas públicas de Votorantim.

Os contratados da Cidadania desempenham serviços na área de serviços gerais, como limpeza, organização da sede da pasta, nas três unidades do Cras, Creas e Conselho Tutelar. Todo o trabalho é orientado, como forma de aprendizado.

De acordo com a Secretaria de Cidadania, o objetivo do Reintegrar é capacitar e oferecer auxílio financeiro. O programa também é utilizado para apresentar noções de cidadania como direitos sociais, assiduidade e equipamentos auxiliares.

Os contratos têm duração de 12 meses, renováveis por igual período. Cada contratado recebe um salário mínimo mensal, vale-transporte e vale-refeição no local de trabalho.