09 ABR 2021
Votorantim já aplicou 86,7% das doses recebidas da vacina contra a Covid-19

A Prefeitura de Votorantim recebeu 17.208 doses da vacina contra o coronavírus e já aplicou 14.926. Os dados são referentes ao dia 8 de abril (quinta-feira), segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde.

Esses números divergem com os dados apresentados nesta sexta-feira (9) pelo governo do estado de São Paulo. Isso porque a alimentação das informações de pessoas vacinadas em Votorantim tem sido feita de forma não imediata ao sistema do Vacivida.

Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, 86,7% das vacinas recebidas já foram aplicadas em Votorantim. Diferentemente dos 57,9% informados pelo Estado.

Os profissionais de saúde de Votorantim têm encontrado problemas com o sistema do Vacivida. O motivo é o grande fluxo de registros, a lentidão do programa e a quantidade de informações necessárias para finalizar cada cadastro.

Atualmente, o governo municipal tem vacinado profissionais vinculados ao sistema de saúde e pessoas de 68 anos de idade ou mais. Funcionários da segurança pública, entre policiais militares, civis e guardas civis municipais, começaram nesta semana a receber a primeira dose.

A partir de segunda-feira (12), Votorantim começará a vacinar pessoas de 67 anos. A lista também inclui profissionais da educação, de 47 anos ou mais, os quais estejam na ativa.

De acordo com a Secretaria de Saúde, na próxima quarta-feira (14) haverá uma repescagem para pessoas entre 69 anos e 90 anos receberem a primeira dose, no Parque Jataí. Os idosos deverão morar em Votorantim e não precisarão ter feito cadastro prévio nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Bastará apresentar um documento pessoal com CPF e comprovante de residência contendo o nome do idoso.

A Prefeitura de Votorantim informa que não está medindo esforços para conter o avanço da pandemia, trabalhando diariamente na ampliação de leitos, na melhoria da estrutura física, no gerenciamento e na aquisição de insumos e medicamentos. O governo também prima pela aplicação da vacina de maneira ordeira, sem causar tumulto, aglomeração e com agendamento prévio.