29 MAR 2021
Votorantim cria faixa de pedestres em 3D na avenida 31 de Março
Foto Noticia Principal Grande
A faixa de pedestre fica na avenida 31 de Março, perto do Paço Municipal. Crédito da foto: Prefeitura de Votorantim

A Prefeitura de Votorantim, por meio do Departamento de Trânsito, realizou uma intervenção de urbanismo tático na avenida 31 de Março. A ação fez parte das atividades relacionadas ao 56º aniversário de instalação do município, comemorado em 27 de março.

O governo municipal implantou um modelo experimental de faixa de pedestre em 3D em frente à Prefeitura de Votorantim. Os retângulos brancos, em um determinado ângulo de visão, aparentam estar flutuando no ar.

O objetivo da Prefeitura de Votorantim é de chamar a atenção do motorista para propiciar uma travessia segura ao pedestre. A faixa em 3D não foi pintada com efeitos hiper-realistas, justamente para evitar qualquer tipo de confusão visual ao condutor do veículo.

Além do trabalho em 3D, cada retângulo branco da faixa comemorativa conta com uma imagem contida no brasão do município. Entre elas, a estrela, símbolo de união, e as engrenagens, em alusão às indústrias.

Os ramos de louro também estão presentes na intervenção de urbanismo tático. Eles simbolizam as vitórias tanto do trabalho sobre as riquezas naturais quanto da política em relação ao desmembramento territorial e à emancipação do município.

Em fevereiro deste ano, o Departamento de Trânsito realizou uma primeira intervenção de urbanismo tático envolvendo uma faixa de pedestres. A passagem foi pintada imitando uma tecla de piano na avenida São João, em frente à Escola Municipal de Música Maestro Nilson Lombardi.