17 DEZ 2020
Livro reúne projetos educacionais desenvolvidos em escolas de Votorantim

Com o objetivo de propagar conhecimento e valorizar as ações educacionais promovidas nas escolas municipais, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed), desenvolveu um livro com os 20 projetos selecionados na III Formação Continuada em Serviço e Troca de Experiências, realizada em 2019, na qual participaram cerca de 600 professores do sistema municipal. Dessa forma, os exemplares foram apresentados nesta quinta-feira (17) no gabinete municipal, onde também estiveram presentes servidores da coordenação da pasta e diretores das unidades municipais.

Na oportunidade, os integrantes do projeto receberam os exemplares do livro, denominado Currículo em Ação: Práticas exitosas na educação básica à luz da BNCC”, e puderam conferir o resultado final da publicação. Com isso, a Secretaria de Educação ressalta a importância de reconhecer as diferentes ações feitas pelos professores. “A intenção é de dividir os bons projetos com os demais educadores, compartilhar o que foi construído com as crianças. Essa também foi uma forma que encontramos de destacar as equipes que promoveram as atividades e incentivar essas iniciativas em nossas escolas”, explica.

Todas as ações propostas no volume têm como alicerce a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que regulamenta quais são as aprendizagens essências para se desenvolver no período escolar. A aplicação destes projetos pedagógicos, além de ser uma ferramenta de troca de ideais entre os docentes, favorece o avanço das crianças em sala de aula e beneficia a aquisição de conhecimento.

Os projetos presentes no livro retratam os seguintes assuntos: Africanidade: um olhar sobre a sua influência na cultura brasileira; jogos matemáticos no ensino fundamental; musicalização BNCC; reciclando: brincando de forma lúdica na creche com materiais práticos e recicláveis; desvendando o reino de Apert; brincadeiras e histórias da África; a cultura e a música; curiosos por natureza; teatro musical: dramatização na educação infantil; jogos, brinquedos e brincadeiras; situações didáticas que enriquecem a prática pedagógica; O monstro das cores: inteligência emocional; contando histórias e recriando; somos todos extraordinários; oficina de produção de videoaulas para professores e alunos.

Versão do Sistema: 2.10.1 - 07/01/2021
Versão do Sistema: 2.10.1 - 07/01/2021